quinta-feira, 5 de maio de 2011

E NO FRIGIR DOS OVOS !!

Aprecêiem!


Quando comecei, pensava que escrever sobre comida seria sopa no mel, mamão com açúcar. Só que depois de um certo tempo dá crepe, você percebe que comeu gato por lebre e acaba ficando com uma batata quente nas mãos. Como rapadura é doce mas não é mole, nem sempre você tem idéias e pra descascar esse abacaxi só metendo a mão na massa. E não adianta chorar as pitangas ou, simplesmente, mandar tudo as favas.

Já que é pelo estômago que se conquista o leitor, o negócio é ir comendo o mingau pelas beiradas, cozinhando em banho-maria, porque é de grão em grão que a galinha enche o papo.

Contudo é preciso tomar cuidado para não azedar, passar do ponto, encher lingüiça demais. Além disso, deve-se ter consciência de que é necessário comer o pão que o diabo amassou para vender o seu peixe. Afinal não se faz uma boa omelete sem antes quebrar os ovos.

A quem pense que escrever é como tirar doce da boca de criança e vai com muita sede ao pote. Mas como o apressado come cru, essa gente acaba falando muita abobrinha, são escritores de meia tigela, trocam alhos por bugalhos e confundem Carolina de Sá Leitão com caçarolinha de assar leitão.

Há também aqueles que são arroz de festa, com a faca e o queijo nas mãos, eles se perdem em devaneios (piram na batatinha, viajam na maionese...etc.). Achando que beleza não põe mesa, pisam no tomate, enfiam o pé na jaca, e no fim quem paga o pato é o leitor que sai com cara de quem comeu e não gostou.

O importante é não cuspir no prato em que se come, pois quem lê não é tudo farinha do mesmo saco. Diversificar é a melhor receita para engrossar o caldo e oferecer um texto de se comer com os olhos, literalmente.

Por outro lado se você tiver os olhos maiores que a barriga o negócio desanda e vira um verdadeiro angu de caroço. Aí, não adianta chorar sobre o leite derramado porque ninguém vai colocar uma azeitona na sua empadinha não. O pepino é só seu, e o máximo que você vai ganhar é uma banana, afinal pimenta nos olhos dos outros é refresco.

A carne é fraca, eu sei. Às vezes dá vontade de largar tudo e ir plantar batatas. Mas quem não arrisca não petisca, e depois quando se junta à fome com a vontade de comer as coisas mudam da água pro vinho.

Se embananar, de vez em quando, é normal, o importante é não desistir mesmo quando o caldo entornar. Puxe a brasa pra sua sardinha que no frigir dos ovos a conversa chega à cozinha e fica de se comer rezando. Daí, com água na boca, é só saborear, porque o que não mata engorda.

Recebi esse texto do Bill Stropp 
Ele esta lá do otrô lado do Atrântico.
Não se assustem não!  Ele é Verde/Amarelo, 
E se espantou com o que pode ser:-
( O DITO e como pode ser ENTENDIDO... )
"Cromo somos" entendidos e interpretados...
Só depende da escrita!

Ocêis fáis idéia do poder da cámunicação?
O que se fazeu pra entender... E o que foi entendido?
Éh! Dispois dizem que o Macaco aqui Escrevinha Esquisito...


30 comentários:

Celêdian Assis disse...

Olá, Xipan!

Que texto fantástico, extremamente criativo, do rapaz lá do outro lado. Mesmo usando as expressões populares tão conhecidas, deu a elas uma cara nova, com muita "sustância". Ele conseguiu reunir numa panela só todos os ingredientes de uma boa receita para escrever e agradar. Texto enxuto, ótimo para manter a forma de leitores compulsivos por boa comida, ops...boa leitura.

Um abraço para o moço e a você pela bela partilha.
Celêdian

Leonel disse...

Amigo, tive a estranha impressão de que já comentei sobre este mesmo texto...
Será um deja vu?
Mas, de qualquer forma é bem bolado, apesar de que engorda um pouco só de ler!
Abraços!

Tha Boss disse...

Texto muito legal do amigo do outro lado, ele escreve muito bem, e que a comunicação nunca falhe.

Rosane Marega disse...

LEGAL Xipanzinho, eu adorei o texto!
Ai macaquinho, estou toda feliz e cheinha de carinho, agora eu sei o que você, a CHica, A Nandinha, o Caca...sentiram NÉ, 'muito gostoso
Obrigada viu, beijossSSSSS

R. R. Barcellos disse...

- Estou com o Leonel... já degustei esse texto antes.
- Mas não faz mal repetir a dose. A receita é "light".
- Abraços calóricos, Tatto.

Marinha disse...

Muito criativo mesmo!
Até saber que o texto não era teu, eu estava adorando; quando li que não era de tua autoria, achei-o bem bom. rsrsrs
Sabe o que isso significa? Que quando possuímos o poder de comunicarmo-nos bem, nossas ideias ganham uma dimensão maior, ou seja, por exemplo, este texto é muito bom, mas pelo fato de já teres me conquistado (através da comunicação)percebia o mesmo texto como excelente pelo fato de supor que ele era teu. E isso, amigo macaco, tanto é ótimo quanto perigoso, se usado por pessoas má intencionadas. Fui fundo, né? Pensa nisso!
Bjooo

Anônimo disse...

TAMBEM TIVE UM DEJA VU.. JA LI MAS AQUI CLARO COMO SEMPRE FOI DIVERTIDO LER DE NOVO ...O FINAL LOGICO COM SEU TOQUE DE HUMOR SINGULAR ..SABE QUE A GENTE ESCREVE UMA COISA AS PESSOAS ENETENDEM OUTRA NÉ?AS VEZES A GENTE ESCREVE A PESSOA ENTENDE E FINGE QUE NÃO ENTENDE SRSRSR ...É BEM PERIGOSO ESCREVER PRA MUITA GENTE MAS É MUITO BOA A SENSAÇÃO DE VER COMO A GENTE É INTERPRETADA ATE POR QUE DA PRA SABER EXATAMENTE COM QUEM ESTAMOS LIDANDO ...POR EXEMPLO EU HOJE AQUI FIQUEI COM UMA FOME DA MOLESTIA POR QUE NÃO ALMOCEI NEM DEU TEMPO E ENTENDI QUE O SENHOR ME CONVIDOU PARA ALMOÇAR ,POREM COMO NÃO GOSTA DE GASTAR DINHEIRO JA SABIA QUE EU ESTAVA A 1700 KM DAI NÉ?MAS OLHA XIPAN ZECA TATTO EU MORRI DE RIR HOJE NO CHAT ..TANTO QUE TIVE QUE SAIR DA SALA POR QUE EU NÃO PARAVA DE RIR COM O TREM DA SAYA SRSR RSRSR OLHA SÓ VOCE..PARA DE ARRUMAR PC E VAI LOGO PARA GLOBO FAZER UM TESTE NO ZORRA TOTAL FAZ FAVOR ..VOU SER SUA EMPRESÁRIA E NÓS VAMOS FICAR RIICOS SRSR SRSRSR BJS

OTILIA

AFINAL TA DE SAYA OU NÃO???

Janita disse...

Olá Zeca!
Eu ainda não tinha lido este texto e degustei-o, com muito gosto...
Receita bem temperada de como se deve actuar pra agradar ao leitor.
Sem enfartar nem desconsolar.

Fui lendo e me parecendo bem o teu estilo de escrita. Afinal não é. Porém, isso não significa que tu não escrevesses um texto igual.
E sabes uma coisa? Ainda te fiquei a admirar mais.

Tu é mermo um cara legal Tatto! Grande coração e muita humirdadi.

Beijão enorme.

Janita

Anônimo disse...

ah ta primeiro é otilia maiusculinha,depois tilinha ,depois tilinha m agora t.m puts quando vai papar de me por apelidos?eu nunca tive apelidos ..so tilinha que minha mãe chhamava quando ia me dar umas cintadas srsrsr srsrsr .

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Quanta criatividade!
Parabéns ao senhor macaco e ao seu amigo do outro lado do mundo.
Hehehe, o problema é que deu uma fome danada!
Vou fazer o lanchinho da tarde porque esse texto abriu o apetite,kkkk.
abraços

Dja disse...

Tá aí gostei do texto, já tinha lido, mas aqui é aqui neh meu Xipán.

abraços no seu amigo do outro mundo, e um beijinho e abraço pra vc.

Carla Farinazzi disse...

Oi Tatto!!!

Muito bom esse texto, muito bacana! Como a língua portuguesa é, ao mesmo tempo, fantástica e complicada...! Dia desses eu estava visitando um blog de um senhor que é português e mora no Brasil, ele fez um dicionário português-brasileiro, é um barato. Tá nesse link: http://josemariadasilvaguedeslobato.blogspot.com/search/label/dicion%C3%A1rio%20luso-brasileiro

Beijos

Carla

Xipan Zéca disse...

Celêdian....
Leonel.....
DJ Clayton....
Rosane......
Barcellos.....
Marinha.....
Otília......
Janita.....
Magia.....
Dja......
Carla.....


Obrigado pelo carinho e me desculpem por não ter respondido um a um, é que tive um contra tempo no trabalho ( é macaco fáis iço tumêm ) e não tive tempo suficiente pra fazer..... Li todos e acreditem, quem merece a homenagem do texto é o Bill meRmo... rapais mó gente fina.... To aqui trôcendo por ele...
Vamos juntos fazer uma corrente pra módi que ele consiga finalizar a empreitada dele lá no ixteriô e que vorte VITORIOSO...

Deusssssssssssssskiajude
Abraços
Tatto

Marcia M. disse...

Nossa de esquisito este texto não tem nada,aprovadissimo e o macaco sempre sabe o que faz ou escreve mesmo que seja la do outro lado do atlantico este texto foi bom demais oras ! rs
bjinhos!

AyméeLucaSs disse...

Muito bom, muito criativo!
Nao conhecia mas tiro o chapeu para quem consegue criar textos utilizando, expressoes, ou ditos populares, ou até mesmo como uma vez eu criei utilizando nomes de filmes.

Tempo faz eu enviei um texto assim para Leonel ver. O texto era todo escrito utlizando nomes de carros, e ao ler eu fiquei impressionada.
Muito bom mesmo!
Beijos

Anônimo disse...

Oi Tatto,

Confessa que o autor do texto é seu parente, vai? Esse talento com a lingua portuguesa só pode ser de família... rs

Grande beijo para ti!

http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

Majoli disse...

Meu querido Tatto, brigadinha, de todo coração, pelo carinho lá no Rabiscos em virtude do aniversário do meu caçula.
Foi um presente delicioso a sua presença, certinho?
rsrs

Estou voltando aos poucos, mas mesmo distante, NÃO TE ESQUEÇO, tá bom?

Beijão procê!!!

SANDRA disse...

Tatto Querido!

Que texto espetacular guri! De início pensei que era teu, mas comecei a desconfiar porque faltavam os errinhos de português do nosso macaquinho....rs
É verdade guri....comunicação é tudo! Eu que tenho aquele meu humilde espaço ando comprovando dia a dia o quão grande é o poder da comunicação. Hoje ainda fui surpreendida com uma inacreditável estatística, nestes meus 8 meses de blogueira, já contabilizo 14000 acessos e hoje em um único dia tive 183 visitas! Tô que tô explodindo de feliz! Acho que o povo gostou da receita do meu bolinho caseiro!rsrsrs

Consiga o endereço do autor do texto para podermos apreciar o blog do moço!

Obrigada pelo carinho pelo Dia das Mães!

Beijinhosssssssss

Xipan Zéca disse...

Marcia..... Realmente muito bão o texto “pra nos” , porque pros istrangêro é quase que indecifrável... rsss Obrigado ... beijoooooo

Aymée... Menina talianinha escrevedeira , RSS Acredito que tu tem o dom pra isso... Pois só de ler teu livro já nota-se o potencial... Obrigado e Beijooooooo

Dani...... Não é parente, Mãnssss o rapais é conterrâneo e partilha dos pensamentos e convivencia com o Macaco... hehehe Beijooooooo

Majoli..... Não tem que agradecer... Sou Eu qui gardeço moça.... Volta sim, no seu ritmo!!! Ok... beijooooo

Sandra...... Óia... Eu ainda num to podendo, me farta um tikin de ( uns gonócio lá que sempre o Barcellos cobra di Eu.. RSS ) e que vou aprendendo di gavarzinho.. Você sabe que sou o xereto mais fuçado lá em seu blog.... Pode ser que das 183 visitas diárias umas 10 é minha .....kkkkkkkkkk Beijoooooo Guria.

Marcio JR disse...

Mas, olhe só!

Tatto, meu cumpadi, manda os parabéns pro Bill. O cara mandou uma crônica unindo criatividade e talento de forma espantosa.

Esse é um texto que eu gostaria de ter escrito... O único problema é que iria dar uma fome danada enquanto estivesse escrevendo... rsrs.

Mano véio... gostou do entrevistamento com a Rô?

Abraços, Tatto.

Marcio

Marcio JR disse...

Ah!!! Sisquici...

Espero que vc não seja parmerense, pq eu sou torcedor do Coxa. 6 x 0.

Os "coitadinhos" tão até agora procurando o caminho da saída de Curitiba.

kkkkkkkkkkkkk


Valeu, mano véio.

Abraços.

Marcio

Xipan Zéca disse...

Marcio... O texto não é dele viu( ele mandou dizer ), mas é ótimo... A entrevista da Rô ficou pur dimais de gostosa... - Quanto a esse papo de futibór, Eu num curto não, acho uma distração de efeito colateral um tanto fora do padrão que adimito como reação esportiva, envolve uma série de idiotíces que prefiro ficar BEmmmmmmmm Longe... rssssss Obs:- Não estou taxando quem gosta... Ok.. rss

Anônimo disse...

MACACO SO FALTA VC SER CORINTHIANO PRA SER PERFEITO!!!

OTILIA

Xipan Zéca disse...

Tilinha M... Em assuntamento de futibór eu já ispriquei "ME INCRUAM FORA DESSA... TÔ FORA." rsss

Yasmine Lemos disse...

Pensei que tivesse dando um "carão" na gente rss . Deixando meu beijo e desejos de um ótimo fds pra vc e aquela macaca toda chique lá em cima rsss

Regina Rozenbaum disse...

Adorei a calçola da mamis...era um biquini de bolinha vermelhinho...Dê uns beijos nas mamis por mim, ok?
Beijuuss nos pêlos

Regina Rozenbaum disse...

Meu querido, voltei prá deixar aqui o motivo da sensação que os mininus (Bruxo e Leonel) já tinham lido esse texto...o que pelo seu comentário não aconteceu... Sempre bão reler comilanças assim!
"Rêzininha...

Sou franco... Juro, não li o texto... Mas sofri aqui a angústia dos pobres ZÔVINHOS... sniff!!
Na segunda foto... quase me derreto em lagrimas com a cara de desespero tipo "TO PHÚ" de um deles.... sniff

Foi um chute nos ovos de tão triste essa postagem.... hehehehe no bão sentido, se é que existe bão sentido em chute neles... kkkkk

Deussssssssssskiajude
Beijozãozão e discurpi o demoramento pra passar aqui,...... tá

Tatto... ainda sniff... rss" (em 10/04/11)

Xipan Zéca disse...

Yasmine.... A macaca agradece e deseja pra todas as MAMMIS da internet e desta maravilhosa blogsfera Um feliz DIA... Êbaaa.. beijoooooo

Rêzina da Grória..... MAMMYS gárdece di coração "mesmo não sabendo o que"... rsss
Quanto ao Deja´vu.... Olha crômo são ax coisa, Foi duma época quêu tava corrido feito Shummaker.. rss E não li meRmo, apenas comentei a sofredura dos zóvinhos... hehehehe
Como recebi a pouco esse texto desse meu amigo Bill Stropp ( O mesmo daquele encontro regado a PIZZAS ,... Lembra ) e como tenho um apreço impagável por esse sujeito, fiz este agrado postando.
Se EU tivesse LIDO..Não cometeria essa DEJA-VULÂNCIA TODA... hehehehe
Beijoooo mineira porreta.... rss

Blog de Ana Marly Jacobino disse...

Ufa! Houve alguma macaquice por aqui, pois não conseguia abrir o comentário, mas aqui estou para agradecer a publicação sobre o "Churrasco do Xipan" ofertadoa s mães suas leitoras, será que foi churrasco de banana? Abraços Quinzistas(ficamos campeões do Campeonato Paulista, ontem e subimos para a Pirmeira Divisão) desta CaipiracicabaANA Marly de OLiveira Jacobino

Renata Lins - Emoções disse...

Oi tatto,
adorei o texto, mas convenhamos, faltou sim a sua irreverente intelig~encia, e também o efeito surpresa que seus textos nos causam.Quando estou lendo um texto seu, nem imagino o que virá na próxima linha, existe um fator inédito em cada pensamento seu que faz de nós ávidos leitores seus.
Mesmo assim, gostei por demais e até engordei um poquinho lendo, mas engordei e ensinamento viu????
kkkkkkkkkkkkkk
bjos bjos Macaquinho Amigo
irmazinha Renata

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...