sábado, 14 de agosto de 2010

DIVIDIDOS SOMAMOS - CONCEITO E PRÉ



TUDO COMEÇA NA DIVISÃO.. Para que possamos somar

Uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico. Diferencia-se da casta social na medida em que ao membro de uma dada casta normalmente é impossível mudar de status.
Segundo a óptica marxista, em praticamente toda sociedade, seja ela pré-capitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o Estado, e as classes dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante. Segundo a mesma visão de mundo, a história da humanidade é a sucessão das lutas de classes, de forma que sempre que uma classe dominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impõe a sua estrutura social mais adequada para a perpetuação da exploração.
A divisão da sociedade em classes é consequencia dos diferentes papeis que os grupos sociais têm no processo de produção, seguindo a teoria de Karl Marx.È do papel ocupado por cada classe que depende o nível de fortuna e de rendimento, o género de vida e numerosas caracteristicas culturais das diferentes classes. Classe social define-se como conjunto de agentes sociais nas mesmas condições no processo de produção e que têm afinidades políticas e ideologicas.
À PRINCÍPIO SABEMOS QUE SOCIALMENTE SOMOS DIVIDIDOS POR CLASSES, MAS SERÁ QUE ISSO EXISTE MESMO ? VOCÊ É PRECONCEITUOSO ? CONSEGUIRIA OLHAR O QUADRO ABAIXO SEM SENTIR NENHUM REMORSO ?
VAMOS LÁ.... EXPERIMENTA...




Xipan Zeca 2010


Um comentário:

Si Fernandes disse...

PROLETARIADO DO MUNDO INTEIRO, UNI-VOS!

TUDO PELO SOCIAL, MENOS BEIJO NA BOCA! \O.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...