quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

HERÓIS DE TERRA BRASÍLIS... O INÍCIO !



QUÊDÊ NOSSOS PALADINOS ?

Onde é que ta a auto-estima do habitante da terra-brasílis? ãN ?
Bem diz aquela piada em que narra o contadô:-
- É um povo tão, mas tão na “SUA”, que se esquece de quem é, perde a identidade, joga terra na em cima “obrada” arrastando o pé pra trás.
Eles qué sê (da óra), modernos e high tech, tecrá no TuÍti na linguagem assassinada do português Neo-Lixo, uma misturéba de consoantes que entoa um tal “axô que quer dizê iço meRmo”.

Aí ocê diz:- - QuemcoçoEu pra jurgá os palavreamentos deles, se mármente iscrevo dereito???
Aí Eu arrespondo:- - Sô um personagê, o Xipan, que como característica tem o dom de iscrivinhar herrado.... E socêis qué discuti esse squisítu, escrevum pro Tatto... Ok!!

Vortando ao assuntamento de dispepsia cerebral do hómi jovê contemporâneo que se acha o todopoderoso do momento, exacerbado por seus inseparáveis Ai-issos e Ai-aquilos, mó ligadãos em tudo! Desde que seja um Tudo momentâneo, aquele tudo que necessariamente esteja acontecendo NOW! Forante isso... Nada importa.
Penso eu, o que seria do sucesso estrondoso daquele filme chêi di gente transformada e adquiridas de poder e suas fisionomias pra lá de amórficas mutativas, os X-MAN´s ?

Mêu´s! Digum pra eu... Onde já se viu iguár, argúem fazê sucesso queném  o Conde Drácula, todo bem vestido, charmoso e misterioso...   E o Lobisomem então!  Aqueles efeitos transformativos in-loco e slow motion´s, que arrupiam inté a alma da gente.
Us cara de lá tem o poder de transformação, sim a verdadeira Reciclagem Psico-intuitiva de re-amostrar e dar aos zóios de quem pede... Exatamente o que eles qué VÊ!
O que há de mais assustador que ser perseguido por um Dragão gigantesco soltando fogo pelas ventas?    Ou se deparar no mêi do bosque com um Peludão de quase três metros de altura e de Pés ENORMES?

Não sei procês, mas o quêu to querendo dizê é que por causa do brilhantismo de mentes férteis, é que TUDO, sim tudo que os gringos produzem ( e diga-se de passagem com demasiado esmero ), tornam-se ícones da literatura, cinema e principalmente dos eventos teatrais da Broadway, transformando simples folclore em verdadeiras odisséias.
E é neste momento que por preguiça ou incapacidade os nossos ensinadores de coisas e  os criadores de opiniões televisivos, deixam transparecer a fragilidade de nossa cultura, enfiando guéla abaixo  os enlatados importados folclóricos mega produzidos destruindo de vez a capacidade pulsante pensativa de uma geração.

"Não! Saudoso poeta/cantor Cazuza... Meus heróis, não morreram de over dose! Eles continuam a embalar sonhos, incentivar idéias e estruturar os conceitos em nossas famílias, mesmo que com a simplicidade de um inocente “Jéca” contador de estórias desprovido de tecnologia, efeitos digitais e mídia."

Quiçá, Boi-tá-tá torne-se respeitado o quanto merece, que Saci Pererê ganhe as Telas 3D e seu remoinho vente as mentes com idéias globais, que Yara hipnotize e incentive nossos jovens a fugir das drogas e o Caipora (Curupira), além das florestas consiga proteger nossas inocentes vitimas da miséria e violência, que a Mula sem cabeça trucide e aprisione todos os vilões e malfeitores do território nacional e que a Cuca amedronte os maus políticos, tornando-os servos da comunidade e do povo de terra brasílis.


Um dia quem sabe, Xipan possa ser lembrado também no folclore de uma nação como o Bixin dispetoso e bocudo da frôresta que veio pra Web pulando de Nuvem em nuvem pra modi acordar o povo que durmia feito pedra em cima de seus próprios ideais, cós zóios tão fechados que mau enxergavam um parmo diante da fuça, deixando escapar a oportunidade de salvar o planeta gritando assim:- aVaCaGá Meu!!!.

Deusssssssssssssssssskiajude
Tatto

25 comentários:

Milla Pereira disse...

Num posso dizê qui nosso paladino tão im Brasía, purdque num tão. Tão ni suas fazenda, ni suas mansão di cinema gastano nossu rico dinheirim, né não? Num é assim qui é? Te linkei novamente em meu Páginas de Poesia (Um Novo Recomeço) pois,desde a invasão do blog, so agora estou em segurança para retomar tudo como sempre foi. Feliz 2012 com muita paz, luz e poesia! Bjs

Simone MartinS2 disse...

Bom dia...te lendo hoje, me pareceu que estavam voce "Xipan" e o Tatto escrevendo, pois existem trechos perfeitos...mas o que gostei mesmo, foi lendo teu texto, trazer as lembranças do Sitio do Pica pau amarelo entre tantos outros programas Brasileiros, que ando revendo na TV Viva(infantis, adultos, comedia e ate novelas) no qual marcaram nossa infancia e adolescencia...Obrigada pelas lembranças e poder apreciar de forma agradavel, nossas proprias criações...São tantas que ficaria dificil descrever aqui, mas cito: O Alto da Compadecida e Macunaima....Abraços

VELOSO disse...

Esse nosso complexo de vira-lata. Não valorizamos nossos herois e nossa cultura hoje cheguei numa banca entre uns 50 titulos de História em Quadrinhos não encontrei nada de Nacional causa uma certa frustação mas acredito que isso vai mudar logo logo pena que eu não sou Highlander.

Denise disse...

Tatto, estou em férias, sem tempo pra blogar (moderação atrasada...rs), mas passei pra deixar um bjo e dizer que não esqueci docê naum, tá? E que desejo um ano novo cheinho de glamour...rs

Bjo grandão, inté!!!

Anônimo disse...

Dinheiro meu caro, dinheiro.
A grana comanda tudo, o marketing torna qualquer coisa imprescindível e
The best. Aos que sabem vender, todos os louros e todos os lucros.

Tatto,
adorei o negócio da cara do ano novo. rsrs

A renovação, aquela que a águia faz arrancando com o bico as garras velhas para que nasçam as novas, é a cara do ano novo pra mim.

Beijão!

☆Lu Cavichioli disse...

kkkkkkkkk ah, com certeza tu há de virá um personagem folclórico, se já naum virou?!

Do you a good good?
bacios charmonetatoo

Fui, caríssimo!!!

:D

Roselia Bezerra disse...

Olá, Zeca
É necessário sim enxergar mais do que palmo diante do nariz... Bem lembrado!!!
Abraço fraterno de paz

Leonel disse...

O meu paladino favorito é o curupira, que sacaneia os caçadores!
Mas, fazer nossos heróis lutarem contra os políticos malfeitores parece que é mais difícil!
Abraços!

Regina Rozenbaum disse...

Acho que tô lerdinha (efeitos retardados daquela brêja enorme)pq num entendi esse escrivinhamento naum. De qualquer maneira se é pra escolher um herói, o meu é tu Xipán!!! E não tem pra mais ninguém.
Beijuuss nos pelos

Majoli disse...

Uma mistura de Xipan com Tatto, que ficou da hora.

Não sei te responder onde foi parar a auto-estima dos brasileiros...
Estava pensando cá com meus botões, meu filho Marco Antonio (20 anos), se lesse essa sua postagem iria fazer um comentário a altura...já eu, grito junto contigo:
aVaCaGá Me, pra todos que estão cós zóios tão fechados que mau enxergavam um parmo diante da fuça...aprendi a escrever como você não, copiei...rsrsrs.

Penso eu que a terra-brasílis, tem mais jeito não.
:(

Muxoxos querido Tatto.

R. R. Barcellos disse...

Sou otimista. Se ganhar um balde de cocô de cavalo, eu saio entusiasmado em busca do meu corcel.
Enquanto houver gente como você e tantos amigos nossos, nossa terra terá esperança.
Abração, amigo.

Mery disse...

Gostei de tudo, lembrou-me personagens que já li para as crianças, muitas vezes; Saci Pererê o meu preferido, mas tem tantos. O Barcellos disse bem, enquanto houver pessoas assim, simples de coração, há esperanças sim pra "nós aqui.
Viva o Brasil, tão rico* de coisas... belezas naturais e ao mesmo tempo "tão pobrezinho".
Beijinhos.

Severa Cabral(escritora) disse...

MEU LINDO E QUERIDO AMIGO!
VIM TRAZER MEU ABRAÇO DE ANO NOVO E DIZER QUE TE QUERO MAIS PERTINHO DE MIM NESSE ANO QUE ESTAMOS VIVENDO...
BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Aleatoriamente disse...

Risos...
Meu lindo,você já é marca registrada em nossos corações.
Um dos heóris que ficaram encantando nosso sorrir.
Agora aqui da terra da mulher(Presidenta), posso dizer que a amnésia é algo eterno viu. Entra um e sai outro da mesma forma.Se é honesto vira (de...).
Belo texto querido.

Yasmine Lemos disse...

Xipan incorporou Tatoo e foi cirúrgico e sensato . Que fiquem as boas lembranças ,pois lutar com esta mídia vendida é Dom Quixote e seus cata-ventos.
beijão Tatoo
parabéns pelo contexto.

Guma disse...

Oi Tatto / Xipan,

Como calculas para não pedir legenda tive de ler umas quantas vezes, mas desde o principio me pareceu entender, pois do mesmo por aqui e com certeza noutros locais do planeta assim vai acontecendo. Creio no entanto, que o que há de bom, em termos de identidade e cultura de um povo, por mais que pareça desvanecer-se a dado momento, acaba por de novo vingar. Acontece por ciclos e o curioso é que por vezes o reconhecimento e admiração vêm de fora e não dos cidadãos do país.
Sejamos optimistas. Apoie-se o que é original e constate-se que se a nascente não parou, muito e de qualidade vos chegará e surpreenderá.
Como antes não tive oportunidade, venho também para deixar meus sinceros votos de que este ano e por muitos mais, nos brindes com a tua acutilância positiva e o humor de sempre que nos ajuda a alegrar os dias.
Kandandos a atravessar tanto mar.
Inté!

Sandra Gonçalves disse...

Vim ler-te e desejar-te um ano melhor que o que passou...
Bjos achocolatados

Milene Lima disse...

Filosofou o macaco... Bacaninha!

É uma pena que seja assim, o complexo de vira-latas como falou o Veloso, mas eu não tenho esperança de que mude, principalmente agora em tempos de globalização, tudo desnecessariamente compartilhado, até a chatice do pensamento importado.

Acho que não falei coisa com coisa, mas enfim... Falei.

Beijos, homem e macaco.

Anne Lieri disse...

OI Xipan!Que bom te ler de novo!Infelizmente o " Brazil não conhece o Brasil!"...Precisamos conquistar a alma do nosso povo,resgatar nossas raizes,tem razão!Um excelente alerta pra um começo de ano!Saudades d'ocê!Bjs,

☆Lu Cavichioli disse...

Oi Xipan, td nas beleza?

Eu to convidando todos meus amigos pra visitar o Empório do Café e não podia deixar ocê de fora.

OLha só, tá rolando café com poesia por lá. Vai dá uma zoiada.

Beijo com cafézinho pra ti querido!!
:D

Anônimo disse...

XIPAN ..MEU HEROI TATTO MEU AMIGO...

VOCES DOIS JA SÃO LEMBRADOS NA NET JA SÃO LEMRADOS NA BLOGOSFERA E MELHOR JA SÃO FIXOS NO CORAÇAO DE TODOS NÓS ...

HOJE PASSEI PRA DIZER QUE TO POR AQUI SEMPRE ..E QUE DEUSQUIAJUDI NOIS TUDO SRSRS E QUE AMO VIR AQUI E TER VOCE NA MINHA CAMINHADA SEMPRE...
BEIJOS

TILINHA M

DEPOIS LEIO TUDO ...HOJE TO CANSADA MAS EU VOLTO...

Majoli disse...

Tatto querido, vim aqui pra dizer, que com certeza sempre que rabisco um crôstole, eu penso em você, viu?

Já fico imaginando, se o Tatto aparecer, o que será que ele vai dizer?

E, sem demagogia, ADORO o que você comenta, MUIIIIIIITOOOOOO.
Brigadinha meu querido.

Muxoxos de um delicioso domingo.

Smareis disse...

Maravilhoso seu post.
Estou de volta depois de uns dias ausente. Tudo de bom em 2012
Desejo uma semana imensa de coisas boas. Obrigada pelo carinho da amizade...Um abraço!

Janaina Cruz disse...

É verdade Xipan, o nosso folclore anda escondido, pra dá vazão ao folclore de outros lugares, nossas crianças deixam de conhecer o nosso boi Tatá, a nossa sereia encantada e no mundo folclórico delas habitam personagens de folclores alheios como disse anteriormente...

Onde vai parar tudo isso?

Abraço e ótima semana

William Garibaldi disse...

Xipan Tatto! Eu serei o Sancho Pança de vcs!

Amigo, vc é genial! Este texto dá um enredo bem ao estilo caprichosos

Eu cá estou esquentando os tamburins!

Abraço meu Brodhi quem sabe conversamos esta proposta de sermos a nova globeleza?!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...